.png)
Comece pelo porquê!
Falamos muito sobre empreendedorismo circular e como implementá-lo na prática, mas vamos entender mais a fundo o que ele é? De onde veio e por que é através dele que podemos criar um ambiente seguro e próspero para todos?
A humanidade já consome o equivalente a uma vez e meia o total de recursos naturais disponíveis no planeta. Alguma coisa entre 700 milhões e um bilhão de pessoas dormem com fome todo dia e as 85 pessoas mais ricas do planeta tem a mesma riqueza que os 3,5 bilhões de pessoas da base pirâmide. Por definição, isso não é sustentável.
Em menos de 300 anos tivemos um desenvolvimento econômico, político e social mais intenso do que os tres mil anos anteriores. Mas, ao longo desse processo, também impôs muitas perdas, principalmente no que diz respeito ao custo para o meio ambiente e para a saúde das pessoas e da sociedade.
Reconhecemos que as mudanças climáticas, a degradação ambiental e a escassez de recursos são ameaças existenciais que exigem ação imediata e efetiva e, por isso, a economia linear tradicional baseada no modelo "extrair, produzir, descartar" já não nos serve mais.
Estamos vivendo em um ponto crítico da história, onde a mudança é necessária, mas também já possível! Uma estrutura produtiva mais completa, que reconheça a natureza multidimensional dos seres humanos e do meio ambiente é o que a economia circular pode nos fornecer.
Trabalhamos porque acreditamos:
> Num futuro onde os recursos são valorizados e reutilizados, onde o desperdício se transforma em oportunidade, onde empregos dignos se tornem a norma e não a exceção.
> Que nosso país é o berço perfeito para germinar essa transformação. Somos ricos em biodiversidade, abundante em recursos naturais e criativos por natureza.
> Na capacidade empreendedora sob um novo olhar como potencial protagonista para a transição circular, defendendo as mudanças estruturais necessárias.
Tudo isso é possível e já tem nome: empreendedorismo circular.
É possível criar negócios que não só são lucrativos, mas também responsáveis e regenerativos, beneficiando tanto a sociedade quanto o meio ambiente.
Reimaginar e reconstruir a maneira como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos com o planeta.
Como fazemos?
Agora tudo gira em torno de se criar o ambiente necessário com acesso a ferramentas e conhecimentos atualizados sob esse novo olhar para apoiar líderes capazes de mexer no status quo.
O empreendedorismo circular tem suas raízes em diversas áreas de estudo, como a ecologia industrial, a biomimética, a economia regenerativa, ciência dos materiais, metodologias ágeis de criação, análises de viabilidade técnica e econômica, ferramentas estratégicas de negócios. Essas disciplinas fornecem o conhecimento necessário para criar modelos de negócios que sejam tanto economicamente viáveis quanto ambientalmente sustentáveis.
Esses estudos comprovam a importância de atualizar nossos processos de criação e produção e a forma como nos relacionamos com a natureza que nos cerca se quisermos promover um ambiente seguro e próspero para todas as gerações. Mas são literaturas ainda muito fragmentados sob o ponto de vista empreendedor, que carecem ser mais desenvolvidas.
O trabalho da Siklo consiste em sistematizar esse conhecimento e oferecê-lo de maneira prática e acessível para empreendedores e micro e pequenas empresas.
Disponibilizamos programas com metodologias atualizadas, que integram os conceitos da economia circular com práticas empresariais, facilitando o acesso a população e fornecendo um passo a passo claro para a aplicação desses princípios no empreendedorismo.
Queremos ajudar empreendedores a redesenhar seus negócios desde a origem, evitando adaptações futuras impossíveis quando já se atua de forma linear.
Nossos pilares incluem a sustentabilidade, a inovação e a responsabilidade social, promovendo a criação de valor de forma ética e regenerativa.
Se avançamos tanto até aqui, por que não poderíamos ir além?
Trabalhamos para potencializar uma nova geração de negócios de impacto circular.
Buscamos democratizar os conteúdos essenciais de empreendedorismo circular, tornando-os simples e acessíveis a todos
Após sistematizar novas metodologias organizacionais, elas são disponibilizadas em programas de foco prático, para apoiar os os empreendedores (as) com passo a passo de aplicação, para uma mudança acelerada de mercado.

Programa de Modelagem Circular
O primeiro programa para modelagem de negócios circulares do Brasil.
A siklo quer ajudar empreendedores a redesenhar seus negócios desde a origem, evitando adaptações futuras impossíveis quando já se atua de forma linear.
Nossos pilares incluem a inovação circular pela metodologia Cradle to Cradle (do berço ao berço), a responsabilidade social para promover a criação de valor de forma ética e regenerativa e estudos de viabilidades econômica que garantam a longevidade da operação.
Aplicando a modelagem de negócios circulares, você sai da lógica do desperdício e do consumo desenfreado e adota práticas que valorizam a eficiência, a reutilização e o respeito pelo meio ambiente.
Fazemos isso em prol da formação de líderes que proponham soluções que possam mudar o mundo.
Uma abordagem que vai além da técnica para uma nova visão de mundo e negócios, de autocura e desenvolvimento em defesa de um ambiente que seja seguro e próspero para as próximas gerações.
Vamos juntos construir o futuro que o mundo precisa?!
Programa de Consultoria
A Siklo se baseia na metodologia Cradle to Cradle (do Berço ao Berço) para apoiar o desenvolvimento de soluções em economia circular para produtos e processos.
Através de ferramentais da engenharia de produção, desenvolvemos os processos de fabricação do inicio ao fim do projeto para que a solução final possa se transformar em realidade.
O que fazemos: proposta de solução em design circular, mapeamento e desenvolvimento de processos, desenvolvimento de fornecedores, análises de viabilidade econômica.
Possuímos vagas limitadas de acompanhamento, por isso entre em contato nos explicando mais sobre seu projeto e o que espera alcançar com a consultoria para entrar em nossa lista de espera.

