O que é a Economia Circular
- Amanda Kloh
- 23 de jul. de 2024
- 2 min de leitura
A economia circular representa uma maneira inovadora de planejar nosso futuro e a relação que temos com o planeta, desvinculando a prosperidade econômica e o bem-estar humano do consumo desenfreado dos recursos naturais.
A economia circular se inspira no funcionamento eficiente dos processos naturais e busca replicar esses mecanismos em sistemas industriais, otimizando tanto a produção quanto os negócios. A ideia é que resíduos se tornem nutrientes em novos processos.

Fonte: Allen, 2018
Neste modelo, os materiais são mantidos em seu valor máximo através de dois tipos de fluxos de materiais: nutrientes biológicos, que retornam à biosfera de forma segura, e nutrientes técnicos, que circulam de forma contínua e segura entre indústrias, assim não se misturam à biosfera.

Fonte: Allen, 2018
Assim, os materiais permanecem circulando como nutrientes técnicos ou biológicos dentro de sistemas integrados, restaurativos e regenerativos.
Neste sistema, o conceito de "lixo" é eliminado, pois os resíduos são transformados em nutrientes para novos processos. Produtos e materiais podem ser consertados, reutilizados, atualizados ou reintegrados em novos ciclos com a mesma ou maior qualidade, ao invés de serem descartados.
Economia Linear
A economia circular difere do modelo de produção atual, conhecido como economia linear, que segue o padrão 'extrair-produzir-descartar'.
Na economia linear, o crescimento econômico depende do uso de recursos finitos, o que coloca em risco o esgotamento dessas matérias-primas. Com a diminuição dos recursos disponíveis, os custos de extração aumentam, criando um ambiente de instabilidade e insegurança sobre o futuro.

Fonte: Allen, 2018
Além dos desafios associados à extração insustentável de recursos, enfrentamos a poluição gerada pela produção e descarte de produtos. O modelo linear resulta em uma quantidade sem precedentes de resíduos não utilizados e potencialmente tóxicos para os humanos e os sistemas naturais.
A economia circular surge como uma solução para esses problemas, guiando-nos na criação de novas maneiras, mais inteligentes, de viver no planeta.
Economia Circular: Um Novo Paradigma
A proposta da economia circular é eliminar o conceito de lixo: cada material é utilizado em fluxos cíclicos, permitindo uma trajetória contínua de produto a produto, preservando e transmitindo seu valor.

O destino final de um material ou produto deixa de ser apenas uma questão de gerenciamento de resíduos e se torna parte integrante do design de produtos e sistemas, que já consideram seus usos futuros desde a concepção.
Esse novo pensamento visa transformar profundamente o sistema industrial, social e econômico atual. Propõe uma nova relação com nossos bens e materiais, economizando recursos e energia, gerando novos tipos de negócios e criando empregos locais.
A economia circular é um movimento que promove interações benéficas entre os seres humanos e o planeta, oferecendo uma visão positiva do futuro que queremos – e precisamos – construir.
A transição para uma economia circular é mais do que uma simples mudança na maneira como produzimos e consumimos. Trata-se de uma transformação fundamental na nossa concepção de interação com o mundo ao nosso redor. Ao adotarmos práticas circulares, estamos pavimentando o caminho para um futuro sustentável, onde prosperidade e bem-estar não estão ligados ao esgotamento dos recursos naturais.
Texto de: Amanda Kirst Kloh
ALLEN, Adirson. Economia Linear, Economia Circular e Blockchain. 09 de julho de 2018. Disponível em <http://www.acriacao.com/economia-linear-economia-circular-e-blockchain/> . Acesso em 01 de julho de 2024.
Комментарии